Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programas e Projetos
Início do conteúdo da página

Programas e Projetos

Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 10h43

Projeto Piloto

O Projeto Piloto do curso de Bacharelado em Administração teve início a partir de um convênio envolvendo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Banco do Brasil, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), hoje Instituto Federal do Piauí (IFPI). 

Esse convênio deu origem, também, à Universidade Aberta do Piauí (UAPI). O processo seletivo para o Projeto Piloto foi realizado por meio de vestibular, que preencheu 408 vagas, das 500 oferecidas para o curso, distribuídos entre os polos de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Esperantina, Piripiri e São Raimundo Nonato.

O curso piloto de Bacharelado em Administração teve início no segundo semestre de 2006 e formou 284 alunos, sendo que 203 concluíram a formação no segundo semestre de 2010 e os demais concluíram o curso em 2011.

 

Projeto UCA

O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) foi concebido em 2007, pelo Governo Federal, a cargo do Gabinete da Presidência da República e do Ministério da Educação, como forma de inclusão digital, educação em mídias eletrônicas e para promover mudanças nos paradigmas educacionais.

Por meio do projeto, foram disponibilizados 150 mil laptops educacionais com acesso à internet, um para cada aluno e professor, contemplando alunos de escolas públicas de todos os estados do Brasil. No Piauí, foram destinados aproximadamente quatro mil laptops e nove escolas foram contempladas.

Os requisitos, naquele ano, para a escolha, eram que essas escolas tivessem no máximo 500 alunos, boa nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e que uma estivesse localizada na zona rural, tais critérios foram acordados entre o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) e a Presidência da República. O Projeto teve como parceiros a Universidade Federal do Piauí, o Governo do Estado (SEDUC) e as prefeituras dos municípios com escolas escolhidas.

As cidades com escolas contempladas em nível municipal foram Floriano, Parnaíba, Piripiri e Teresina; e as de âmbito estadual, nas cidades de Joaquim Pires, Nazária, Oeiras, São João do Piauí e União. Foram realizadas visitas regulares aos diversos municípios por uma equipe composta de professores, funcionários da UFPI e por bolsistas, além do fornecimento de cursos de formação aos multiplicadores, com encontros mensais dentro do campus e pelo E-Proinfo, com o intuito de acompanhar o desenvolvimento das atividades do Projeto.

O UCA teve grande importância tanto no cenário acadêmico quanto no social, pois trabalhava a alfabetização digital por meio da interação aluno-computador, e fomentava a realização de atividades pertinentes ao uso da máquina. Assim, o professor aliava jogos, softwares e outros recursos disponíveis para implementar as aulas.

A UFPI, por meio do CEAD, participou do Projeto UCA até 2013, quando o MEC descontinuou o convênio.

Para mais informações: http://projetoucanopiaui.blogspot.com.br/

NEPEAD

O NEPEAD é formado por professores, alunos e colaboradores que atuam, junto ao Centro de Educação Aberta e a Distância, desenvolvendo pesquisas no âmbito da Educação a Distância.

O Núcleo de Estudos ancora dois eixos: Educação, Gestão e Formação de professores, e Práticas educativas, tecnologias e suas linguagens .

Nesse contexto, o grupo busca desenvolver estudos e pesquisas sobre fenômenos pedagógicos, histórico-culturais e comunicacionais no âmbito da EaD, especificamente em objetos relacionados aos eixos, descritos acima, sejam em sistemas de ensino misto (parte presencial e a distância) e/ou a distância (totalmente a distância).

Para mais informações: http://nepeadceadufpi.blogspot.com/

registrado em:
Fim do conteúdo da página